domingo, 1 de junho de 2014

Tecnologias e os alunos



Tecnologias e os alunos

A evolução de todos os sistemas tecnológicos tem ofertado à população em geral, constantes inovações na informática e todos seus periféricos criados para melhorar a comunicação virtual.

A geração atual possui uma agilidade no manuseio de todo os sistemas tecnológicos ligados a informatização e informação que multiplicam seus lançamentos a cada tempo, com uma periodicidade menor, deixando perplexos e distantes os que preferem manter os aparelhos mais antigos em mãos.

O Celular que chegou ao Brasil em 1990 popularizou no decorrer daquela década, hoje quantidades destes aparelhos são superiores ao da população brasileira,  além de existir uma diversidade de modelos e aplicativos, para facilitar a vida dos cidadãos. 

Nas mãos dos adolescentes podem ser uma eficácia nas informações em tempo real, tanto entre a comunicação do meio “adolescentes” ou, se quiser utilizar no sentido de pesquisar e construir conhecimentos e receber notícias de todas as áreas envolvendo o mundo.

Visto em pesquisas recentes (publicadas no site dia a dia da educação), adolescentes vêem o uso do celular ou tablets como um recurso adicional para aprendizagem, inclusive há pesquisadores e profissionais atuantes em sala de aula os quais defendem esta situação.

Ao considerar o fato em que os adolescentes apreendem com facilidade as novas tecnologias, dominando com muita precisão, chega, portanto a necessidade dos profissionais participarem da inclusão digital, ou seja, alguns movimentos já existem direcionados pelo Governo Federal, enviando tablets aos professores, o Governo do Estado tem promovido cursos de mobilidade para o uso seja disseminado e possam dominar estas ferramentas que os alunos dominam com muita facilidade.

Para os professores Dra. Glaucia da Silva Brito e Dra. Nuria Pons Vilardell Camas, da UFPR, “os professores precisam pensar enquanto usuário do tablet e também devem compreender que este equipamento é para agregar e não substituir o quadro e giz, mas melhorar a profissão”. 

Em relação aos alunos utilizar ferramentas tecnológicas na escola, se faz necessário por parte do professor a condução de todo o processo de construção dos conteúdos científicos, ou seja, primeiramente os profissionais precisam estar seguros no uso destas mobilidades tecnológicas, para que os alunos possam usufruir destes equipamentos “celulares, tablets”, com objetivos claros de “ensino aprendizagem”, caso contrário os equipamentos são usados pelos alunos com finalidades diversas, menos a aprendizagem  dos conteúdos escolares, além de prejudicar colegas e professores. 

   Assis Chateaubriand, Paraná, Brasil, 01 de Junho de 2014
Dario Belibaldo Acacio