Tecnologias e os alunos
A evolução de todos os
sistemas tecnológicos tem ofertado à população em geral, constantes inovações
na informática e todos seus periféricos criados para melhorar a comunicação
virtual.
A geração atual possui uma
agilidade no manuseio de todo os sistemas tecnológicos ligados a informatização
e informação que multiplicam seus lançamentos a cada tempo, com uma
periodicidade menor, deixando perplexos e distantes os que preferem manter os
aparelhos mais antigos em mãos.
O Celular que chegou ao
Brasil em 1990 popularizou no decorrer daquela década, hoje quantidades destes
aparelhos são superiores ao da população brasileira, além de existir uma diversidade de modelos e
aplicativos, para facilitar a vida dos cidadãos.
Nas mãos dos adolescentes
podem ser uma eficácia nas informações em tempo real, tanto entre a comunicação
do meio “adolescentes” ou, se quiser utilizar no sentido de pesquisar e
construir conhecimentos e receber notícias de todas as áreas envolvendo o
mundo.
Visto em pesquisas recentes (publicadas
no site dia a dia da educação), adolescentes vêem o uso do celular ou tablets como
um recurso adicional para aprendizagem, inclusive há pesquisadores e
profissionais atuantes em sala de aula os quais defendem esta situação.
Ao considerar o fato em que
os adolescentes apreendem com facilidade as novas tecnologias, dominando com
muita precisão, chega, portanto a necessidade dos profissionais participarem da
inclusão digital, ou seja, alguns movimentos já existem direcionados pelo
Governo Federal, enviando tablets aos professores, o Governo do Estado tem
promovido cursos de mobilidade para o uso seja disseminado e possam dominar
estas ferramentas que os alunos dominam com muita facilidade.
Para os professores Dra.
Glaucia da Silva Brito e Dra. Nuria Pons Vilardell Camas, da UFPR, “os
professores precisam pensar enquanto usuário do tablet e também devem
compreender que este equipamento é para agregar e não substituir o quadro e
giz, mas melhorar a profissão”.
Em relação aos alunos utilizar
ferramentas tecnológicas na escola, se faz necessário por parte do professor a
condução de todo o processo de construção dos conteúdos científicos, ou seja,
primeiramente os profissionais precisam estar seguros no uso destas mobilidades
tecnológicas, para que os alunos possam usufruir destes equipamentos
“celulares, tablets”, com objetivos claros de “ensino aprendizagem”, caso
contrário os equipamentos são usados pelos alunos com finalidades diversas,
menos a aprendizagem dos conteúdos
escolares, além de prejudicar colegas e professores.
Assis Chateaubriand, Paraná, Brasil, 01
de Junho de 2014
Dario Belibaldo
Acacio
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