terça-feira, 5 de novembro de 2013

A comunicação no mundo

A comunicação no mundo


O ato de falar, desde os primórdios da civilização, deixou de ser a única forma de comunicar no mundo. Logo os primitivos começaram a utilizar sinais em pedras nas árvores, nas diversas situações que permitiam transmitir mensagens às pessoas que passassem no mesmo local.

As tribos indígenas e outras civilizações antigas, ainda usam galhos de árvores, fumaça e sons diferentes para alertar sobre acontecimentos, sejam estes risco de vida, festas e outros fatos diários.

A partir das grandes evoluções e revoluções industriais, a comunicação no campo e, principalmente na cidade tiveram um impacto enorme na vida do cidadão em geral. A comunicação de carta que demorava anos, depois foi reduzida para meses, dias e atualmente no correio eletrônico torna-se possível comunicar em segundos.

Considerando a comunicação através do som, as redes de telefonias têm conseguido um êxito aparentemente imensurável, pelo tanto de ampliação deste meio de comunicação que avança triunfalmente no mundo globalizado.

O telefone fixo era um aparelho de elite e ainda ao adquirir uma linha, precisava aguardar mais de 1 ano, para receber a instalação, atualmente além do custo ser muito baixo se comparado aos anos 80 e 90, existem empresas que vendem linha telefônica no mesmo estilo de vendedor de picolé, passam nas ruas  avisando pelo alto falante que está vendendo e instalando linha telefônica imediatamente.

A telefonia celular inventada em 1956, chegou ao Brasil no ano de 1990, tendo algumas resistências pela população, agora em 2013, conforme os dados do IBGE o Brasil tem uma população de 201.000.000 de habitantes que possuem 267.000.000 de celulares.

Diante desta realidade é possível analisar o quanto esta invenção da Ericsson mudou a vida dos brasileiros e do mundo, pois o quanto as  pessoas tornaram informadas e ao mesmo tempo escravas de um pequeno aparelho, em nome da informação.

Hoje as pessoas, namoram, casam, matam, compram, vendem, fotografam, escrevem, enfim se comunicam, deixando sempre algumas dúvidas, o celular ajuda o ser humano ou também pode destruir? Mas não deixando de considerar estas questões, a humanidade deve reconhecer que este pequeno meio de comunicação, revolucionou a vida do ser humano em geral.

Dario Belibaldo Acacio
Assis Chateaubriand, Pr, Brasil