domingo, 13 de julho de 2014

Copa derrotas e vitórias



Copa derrotas e vitórias



A copa do mundo acabou no Brasil, restando suas histórias que ficarão para a posteridade, sejam as festas, as intrigas, os protestos, as derrotas e as vitórias.

Como mencionei em outra oportunidade, a copa devia ter sido rejeitada no ano de 2007, não após ser definido o Brasil e os investimentos estarem acontecendo.


Infelizmente a história do Brasil dentro de campo, ficou com uma marca negativa enorme, nos remetendo ao ano de 1920, quando perdeu por 6 a 0 do Uruguai, placar com diferença igual repetido em São Paulo 94 anos após.


Com certeza independente dos resultados no campo, a Fifa conseguiu faturar seu milhões, sem maiores problemas, pois patrocinadores e governo deram o amparo necessário a esta entidade, outras situações referentes a ganhos, são os comerciantes da rede hoteleira, restaurantes, estacionamentos e outros, tiveram um lucro acima do corriqueiro.


O país de fato acabou tendo seus gastos públicos, e por mais recursos que os turistas tenham trazidos, possivelmente não  compense os investimentos altíssimos do Brasil para a realização da copa.


As vitórias podem estar nas festas que os torcedores fizeram ao longo da copa, no bom humor das pessoas curtindo o momento único de assistir a copa do mundo no Brasil após sessenta e quatro anos da primeira edição, além da Alemanha se destacar por ganhar campeonato mundial pela sua dedicação e disciplina tática, deram uma aula sobre futebol principalmente ao país detentor de cinco títulos mundiais.


Ainda sobre vitórias, a Alemanha  recebeu  78 milhões de prêmios, e o Brasil teve a premiação de 44 milhões mesmo com sua quarta posição. Mas afinal, enquanto torcedores fanáticos choraram pelo Brasil, gastaram nos estádios adquirindo ingressos, pagaram hotéis, compraram bebidas e alimentos, além de televisores querendo a melhor imagem do mundial no Brasil, os jogadores que tiveram a pior participação de todos os mundiais, recebem todos juntos salários superiores a 23 milhões e oitocentos reais e por mais que discursem agora, parecem que não estão preocupados com o apoio recebido da torcida, isto é, que motivos teriam para almejar tanto a vitória.


Quanto ao técnico basta observar que a história não deu a nenhum treinador brasileiro dois títulos mundiais, Zagalo, Parreira e agora Felipão, tentaram ter duas vitórias em copas do mundo, mas não conseguiram, mas como as derrotas de técnicos não são o fim da linha, sempre conseguem a vitória de treinar outro time ou seleção, demonstrando também que o povo sente mais a derrota em campo, que os jogadores e equipe técnica.



Assis Chateaubriand, Paraná, Brasil, 13 de Julho de 2014.

Dario Belibaldo Acacio